Bolívia retoma aplicação da segunda dose de Sputnik V após atraso na entrega
A Bolívia vai retomar a aplicação da segunda dose da vacina anticovid-19 russa Sputnik V a partir de terça-feira, após um atraso na entrega do imunizante pelo laboratório Gamaleya, confirmaram autoridades sanitárias neste domingo (8).
“As segundas doses da vacina Sputnik V, que é o segundo componente, já estão chegando ao nosso país em diferentes lotes. Amanhã (segunda-feira) iniciamos a distribuição e a partir de terça poderá começar a aplicação nos diversos departamentos”, disse a vice-ministra de Promoção e Vigilância Epidemiológica, María Renee Castro, à rede de mídia estatal.
O atraso da Rússia na entrega das segundas doses de sua vacina causou múltiplos protestos no país e levou as autoridades de saúde a avaliar a possibilidade de combinar vacinas de diferentes farmacêuticas para atender àqueles que receberam a primeira dose da Sputnik.
Mais cedo, o próprio presidente boliviano, Luis Arce, comunicou a notícia em sua conta no Twitter.
“Conforme prometido, o Fundo Russo de Investimento Direto entregou à #Bolivia as segundas doses necessárias da vacina #Sputnik V. As vacinas chegam em lotes e começarão a ser aplicadas esta semana”, escreveu o presidente.
La Paz e Moscou firmaram um convênio no final de 2020 para a compra de 5,2 milhões de vacinas contra a covid-19 para entrega em várias remessas até meados de 2021.
Segundo o último relatório oficial, a Bolívia, com uma população de 11,5 milhões, vacinou 2,9 milhões de pessoas com a primeira dose e 1,7 milhão com a segunda.
A nação andina registra 477.696 infecções pelo novo coronavírus e mais de 17.971 mortes.